Atributos são características próprias de uma pessoa, que definem a sua personalidade, sendo assim um atributo de Deus é algo próprio de sua natureza, que pode ou não ser comunicável ao homem. Falaremos apenas sobre três atributos do Senhor a SANTIDADE, a JUSTIÇA e o AMOR.
DEUS É SANTO
Santidade é uma expressão oriunda do latim, “sanctitatem”, que tem o sentido, literalmente, de “perfeição moral”. (Definição retirada do livro “Doutrina de Deus”. FATESA - faculdade te teologia de Santo André).
No capitulo 19 de Levíticos verso 2, Deus se revela a Moisés e a toda casa de Israel como um Deus santo: “Fala a toda congregação dos filhos de Israel e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo”.
Deus é santo em si mesmo, isso faz parte de sua natureza; sendo santo, Deus não pode ter contato com o pecado.
Muitos dizem que não a nada que Deus não possa fazer, mas, a verdade é que há uma coisa que Ele nunca poderá fazer, Ele nunca poderá pecar!
A bíblia diz que a única coisa que separa o homem de Deus é o pecado! Isaías disse: “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir”. Isaías 59.1. De fato, é bem verdade que as mãos do Senhor estão estendidas para abençoar, e seus ouvidos atentos para ouvir, pois é a palavra que esta dizendo e ela não falha, mas o capítulo continua, e o verso 2 diz assim: “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça”. Isaías 59.2. Este tem sido um grande problema nestes últimos dias, a isolação de versículos bíblicos. É muito mais fácil pegar um texto que nos agrada e fazer dele uma doutrina, do que nos adaptarmos às verdades contidas na bíblia! Faço menção das palavras de um homem sábio: “usam texto sem contexto para gerar pretexto”.
A verdade é que Deus é santo e não pode ter contato com o pecado, e nem com o homem que vive em pecado! Quão triste é a situação do homem sem Deus! “Vendo Ele as multidões, compadeceu-se delas, por que estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor” Mateus 9. 36.
Da mesma forma que Deus é santo e moralmente perfeito, é necessário que o homem seja santo para ter comunhão com Ele.
A palavra santo, quer dizer separado; o homem precisa ser separado para Deus!
· Separado do mal. (Jó 1.1)
· Separado do mundo. (1 João 2.15 - Romanos 12.2)
· Separado das injustiças. (2 Timóteo 2.19)
· Separado das paixões da mocidade. (2 Timóteo 2.22)
· Separado das contendas. (1 João 2. 9)
· Separado da mentira. (Efésios 4.25 - João 8.44)
· Separado de toda sorte de pecado. (Romanos 6.23)
O próprio Senhor disse ao povo de Israel: “Eu sou o Senhor, que vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja o vosso Deus; portanto, vós sereis santos, porque eu sou santo”. Levíticos 11. 45.
E Jesus também disse a igreja: “Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste”. Mateus 5. 48.
O escritor aos Hebreus também deixou registrado em sua carta: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” Hebreus 12.14.
Portanto Deus é santo e sua santidade o impede de ter contato com o pecado e ter comunhão com o homem que vive em pecado! “Sede santo porque o Senhor vosso Deus é santo”.
Nós servimos a um Deus santo que não tolera o pecado!
Continua...
Emerson Gomes.
Um comentário:
Que Palavra maravilhosa, infelizmente pessoas andam fazendo uso de textos isolados,é mais fácil torcer a Palavra do que se ajustar a ela.Mas sta mesma Palavra nos diz que "Então vocês verão novamente a diferença entre o justo e o ímpio, entre os que servem a Deus e os que não o servem."
Continue permitindo-se ser usado pelo Senhor.
Irmã Elaine Breschi
Postar um comentário